-
Arquitetos: Sordo Madaleno Arquitectos
- Área: 5315 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Rafael Gamo
-
Fabricantes: Hansgrohe, Comex, Cosana, Grupo Arca, Lamosa, Llano de la Torre, URREA
Descrição enviada pela equipe de projeto. O complexo de uso misto Andares, projetado por Sordo Madaleno Arquitectos, é o desenvolvimento urbano visionário que posicionou a área de Puerta de Hierro como um novo centro em Zapopan. O Plano Diretor Andares começou formalmente em 2009, com os prédios do shopping e o volume triangular ascendente das residências, porém, sempre contemplou uma expansão.
O Hyatt Regency Andares faz parte deste plano geral como um importante projeto que abriga hotéis e apartamentos de luxo em 70 mil m2.
O Hyatt Regency Andares está inserido como o acabamento visual e espacial da rua interior do Paseo Andares, uma artéria rodoviária criada para abastecer internamente cada um dos diferentes usos do complexo e que complementa a cidade urbanamente. O edifício possui 41 níveis acima da rua. Em seu piso térreo, uma praça pública forrada de árvores foi projetada como uma conexão com a rua interior e como um distribuidor para o lobby.
O volume surge como um prisma estreito que posiciona suas faces frontais em orientação norte-sul e que apresenta um envoltório, modulado verticalmente em 5 seções pelas aberturas das janelas e horizontalmente pelos terraços das comodidades que dividem a torre. Por outro lado, as fachadas leste-oeste permanecem fechadas, deixando apenas aberturas verticais ao longo dos níveis de ventilação. Nas fachadas foi utilizada uma paleta de materiais sóbrios: a pureza do concreto branco, que elegantemente emoldura o alumínio pintado de preto, assim como o vidro.
A torre é dividida programaticamente da seguinte forma: o hotel ocupa os primeiros 12 níveis e as residências são estabelecidas nos últimos 28, cada um com suas comodidades contempladas. O nível 13 é um andar destinado à transferência de serviços e instalações de ambos os tipos. Uma praça pública arborizada é projetada como ligação à referida rua interior e como um distribuidor para o lobby.
A experiência do hotel começa no saguão do térreo, onde há vários espaços comerciais, além de inúmeras salas de reunião e uma pequena sala para continuar a atender às demandas comerciais da região. Nos níveis seguintes, as comodidades do hotel, como o Lobby Lounge, Bar, Restaurante e uma sala de baile principal estão localizados no primeiro nível, enquanto a piscina, a academia e um clube de membros exclusivos são organizados um nível acima.
O núcleo de circulação vertical, localizado a nordeste da torre, divide estrategicamente seu uso e capacidade, com três elevadores para andares residenciais e três para hóspedes do hotel.
Vale ressaltar que, no piso térreo, o saguão para as residências e o sentido de chegada do hotel são estabelecidos. Do nível 2 ao nível 12, existem 257 quartos, incluindo 25 suítes diferentes.
Do nível 14 ao nível 40, as residências ocupam 1.080 m2 de cada nível. São 105 apartamentos no interior em várias tipologias que variam de 125 m2 a 250 m2 e duas coberturas nos últimos níveis da torre.
A piscina se destaca como um elemento central das comodidades residenciais ao estar num pé-direito duplo com um terraço aberto voltado ao sul; e para o leste, perto dos elevadores, encontra-se a sala polivalente que se conecta a um terraço com vista para o Paseo Andares.
Para complementar cada interior e proporcionar um ar de aconchego, uma colaboração artística foi feita com César López-Negrete, um artista responsável pela criação de peças únicas de arte para os espaços comuns do Hotel. Da mesma forma, a Sordo Madaleno Arquitectos trabalhou em conjunto com Rodrigo Vargas Design e LR Arquitectura para o projeto conceitual e desenvolvimento do design de interiores do Hotel.
O Hyatt Regency Andares não apenas expressa a nova onda de formas arquitetônicas que posiciona Jalisco como um exemplo do alto nível da arquitetura nacional, mas também se destaca como o segundo maior hotel do país, atingindo uma altura total de 173 metros.